Twitter
RSS

a arte da vida


Gosto dessa idéia de encarar a vida como uma obra de arte, encarar estéticamente a vida é uma postura rara em nosso mundo do consumo e pragmático onde nossa força criadora é esmagada pelo mercado.Estamos desesperadamente procurando seguir o caminho para o novo paraiso que é o sucesso , nosso novo "deus" são as leis opressivas do mercado.
Qual seria nosso novo mal-estar, sera o proposto por Freud onde nossa liberdade esta submetida a um nivel de segurança insuportavel, ou estamos vivendo o oposto, o desespero da total liberdade?!
Não é uma tarefa facil aceitar a vida como ela realmente é, não gostamos do mistério, por que não aceitar que certas coisas não tem explicação??!!!! e que muitas coisas explicadas estão em constante contradição e mudanças, o que isso tem a ver com arte de viver??
Arte é transgressora, vai além da tecnica, busca a verdadeira força, o que ela expressa é a potência da nossas energias afetivas e emocionais.

Comments (5)

"Gosto dessa idéia de encarar a vida como uma obra de arte, encarar estéticamente a vida é uma postura rara em nosso mundo do consumo e pragmático onde nossa força criadora é esmagada pelo mercado."

Em q época então se encarava a vida como obra de arte? Como o capitalismo impede essa percepção da vida?

"Estamos desesperadamente procurando seguir o caminho para o novo paraiso que é o sucesso , nosso novo "deus" são as leis opressivas do mercado."

Há alguma sociedade onde as pessoas não queiram se dar bem sobre as outras? Seria vantajoso não querer isso?

"Qual seria nosso novo mal-estar, sera o proposto por Freud onde nossa liberdade esta submetida a um nivel de segurança insuportavel, ou estamos vivendo o oposto, o desespero da total liberdade?!"

Q tal um meio termo? Nunca houve sociedade q pudesse persistir sem leis sendo maior q uma tribo, mas também não matamos pessoas só por serem diferentes. Pelo menos não dentro da lei.

"Não é uma tarefa facil aceitar a vida como ela realmente é, não gostamos do mistério, por que não aceitar que certas coisas não tem explicação??!!!! e que muitas coisas explicadas estão em constante contradição e mudanças, o que isso tem a ver com arte de viver??"

Como vc vai saber o q a vida é se vc se recusa a pensar sobre ela? Pensar faz parte da arte de viver.

"Arte é transgressora, vai além da tecnica, busca a verdadeira força, o que ela expressa é a potência da nossas energias afetivas e emocionais."

O problema é q a maioria entende q ir além da técnica é não ter técnica nenhuma.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olha só, Diego...
Não sabia que tinha um blog!
Comentaliarizarei o que obvserverei aqui...

Abraço!

"O produto da atividade" enredada pela "mente que não pára" e, por não ser atividade material, parece estar parada... São Tomé gostaria de ver...
Esse é o Blog do Diego. Espero eu, poder acessar tanto conteúdo possível, latente na psique deste nosso colega... latente muito mais aos que não o conhecem, aos que não enxergam mais além do que aquilo que aparece, além da simples percepção sensorial imediata e fortuita.

Realmente... é bem mais cômodo poupar sinapses neuronais e utilizar conceitos prontos a respeito das pessoas. Pensar doi... Tentar compreender e conhecer o outro (no sentido literal)pode doer... o "motor encefálico" permanece novo pela falta de uso constante. Motores novos podem trazer mais dificuldade no uso, até o "amaciamento".

Dar espaço à tentativa de interpretação? Oh não! Mais fácil é ouvir um "funk carioca". E é mais útil; de verdade que é mais útil para alguns com encéfalo "sempre novo". Até porque "o novo é melhor". "O velho é velho", "é ruim".

Diego, a produzir!!! Parabéns pela iniciativa, legítimo estudante de Humanas!
Um abraço.

Gostei muito do seu espaço aqui, mistura de xodós com reflexões; gostaria de ler mais ainda suas opiniões.

Para mim a arte tem dois viés: o que tira potência de vida e o que redimensiona. Exemplos na literatura (que atualmente é minha fonte principal de imersão:No primeiro caso, Manoel Bandeira; no segundo: Henry Miller.
Beijos.

Postar um comentário